Telhado Verde: uma linda opção para sua casa

A primeira vez que eu vi um telhado com “plantas em cima” adorei! Achei essa ideia de telhado verde incrível. Por isso, construí este post com muito carinho.

Se quer transformar o visual de sua casa e ainda ter uma residência mais sustentável está é uma boa opção.

Pode-se encontrar diferentes nomenclaturas para este sistema, cobertura vegetal, ecotelhado, jardim terraço, telhado ecológico… E para muitos pode parecer uma técnica nova, mas não é. Desde a época da Babilônia tem registros destes jardins.

Mas o que são telhados verdes?

Instalados em coberturas de residências, escritórios, prédios ou outro tipo de construção, consiste na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável sobre as construções ou até mesmo sobre um telhado convencional.

Vantagens geradas

E se você tem uma preocupação com o meio ambiente saiba que os telhados verdes são uma alternativa para a gestão de águas pluviais no meio urbano. Estes telhados ajudam a reter a água da chuva de modo que não caia direto nas galerias urbanas, auxiliando para resolver a questão das enchentes e saturação das galerias pluviais.

E a temperatura? Atua como isolante térmico evitando a transferência de calor e frio o interior da edificação. Absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais. Diminuindo os gastos com energia elétrica, já que não utilizará tanto o ar condicionado nos dias quentes ou aquecedores nos dias frios.

Outros benefícios (ainda mais se forem utilizadas em grande escalas):

– Contribuem para a captação de carbono e outros gases de efeito estufa de correntes da poluição, melhorando a qualidade do ar das proximidades;

– Diminui o stress causado pelo excesso de concreto;

– Queda de temperatura urbana, temperatura esta causada devido ao armazenamento de calor dos edifícios criando ilhas de calor. Isso porque os telhados verdes não propagam calor;

– Serve como isolamento acústico, já que absorve ruídos do entorno;

– Regula a umidade do ar no entorno da edificação;

– Pode servir para plantar algumas plantas nativas, servindo também como habitat para espécies de pássaros locais promovendo o reequilíbrio ambiental, aumentando a biodiversidade;

– Deixa um lindo ambiente.

roof-greening-1201601

village-house-1618781

Telhado Verde

Com que devo me preocupar?

Se quer aplicar este projeto em um telhado que já está pronto, analise bem porque a estrutura pode inviabilizar o sistema. Por isso, é importante ter uma mão de obra especializada para instalar para que não tenha problemas futuros com vazamentos ou infiltrações.

Por isso, há um investimento financeiro, inicial, um pouco alto, que certamente irá recuperar com a economia de energia, já que os benefícios são maiores quando analisamos a relação custo benefício.

Como fazer um telhado verde

Caso não tenha condições de contratar uma equipe especializada ou se você é daqueles que gosta de colocar a mão na massa vamos expor um passo a passo de como fazer um telhado verde em uma laje impermeabilizada.

– A laje, de concreto, deve ter uma inclinação de 1,5% para melhor escoar a agua da chuva. No final desta inclinação instale um ralo por onde a água passara;

– Depois para impermeabilizar aplique uma manta asfáltica com até 40cm de altura. Depois cubra com concreto;

– Utilize argila expandida sobre a laje, criando uma camada uniforme com cerca de 7 cm de espessura;

– Estique uma manta de Bidim, sobrepondo 10 cm, colocando uma sobre a outra. Em cima dela espalhe uma camada de substrato de 7cm;

– Coloque placas de grama de maneira que não encoste nas paredes, preenchendo esse espaço com argila expandida para facilitar o escoamento e evitar a infiltração.

– Ague a grama diariamente nas primeiras semanas.

Observações: dê preferência para aplicar em superfícies impermeabilizadas e aptas a receber uma camada de substratos e ou módulos planos. A estrutura deve aquentar o peso de seu projeto, sendo normalmente no valor de 80Kg (exceto para o gramado que é de 150kg/m2).

Agora que você tem todas as informações necessárias, bora fazer seu próprio jardim verde. Segue algumas imagens para você se apaixonar ainda mais.

Sabemos que há um certo investimento, mas vamos concordar vale muito a pena.

Compartilhe com seus amigos e vamos viralizar esta ideia.

Veja outros artigos

Quadro-negro na decoração de ambientes

Muita coisa vira vaso, confira nossas dicas

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *