Sala de jantar – Dicas de decoraçãoa

A sala de jantar já teve uma centralidade maior no cotidiano das familias. Um lugar de união, confraternização a sala de jantar é o ambiente ideal para reunir a família e os amigos, seja para um almoço, café da manhã, café da tarde ou jantar. Mas a vida moderna tem colocado uma rotina onde, em muitos lares, não se tem mais o habito de arrumar a mesa para refeições em família. Come-se no sofá, na cama, na cozinha, assistindo TV, mechendo em smatefones etc.

Mas é necessário resgatar a utilização da sala de jantar. Quando olhamos para as reuniões humanas sempre há comida. Quando convidamos um amigo para ir em casa logo pensamos no que iremos comer… Por isso, não nada melhor do que reunir pessoas que gostamos à mesa para compartilhar de uma boa refeição, colocar o papo em dia e se divertir muito.

Pensado na importância deste espaço é que mostraremos algumas dicas para deixar a sala de estar linda, confortável, agradável e funcional fazendo com que queiram estar lá todos os dias.

  1. Melhor localização

A sala de jantar deve ser confortável e convidativa. A atmosfera deste ambiente é tão importante quando a comida, visto que é um local onde se pode passar horas comendo, conversando e descansando com amigos e/ ou familiares.

O melhor local para planejar sua sala de jantar é próxima à cozinha, trazendo maior praticidade na hora de colocar a mesa com os alimentos e outros utensilios. Evite deixa-la perto da porta de entrada. É importante a porta de entrada dar para uma sala de estar e não para a sala de jantar, por exemplo. Assim, quando seus convidados forem chegando pode acomoda-los neste primeiro ambiente enquanto termina de dar os ultimos toques na sala de jantar. Caso queira uma dica é servir alguns petiscos enquanto esperam.

Mas lembramos que muitos projetos são com salas de jantar integradas com cozinhas e/ou sala de estar. Nestes casos tente combinar as duas decorações.  Já as independentes permitem que tenha uma decoração com maior liberdade.

Veja nosso artigo sobre Pisos para diferentes ambientes.

Sala de Jantar integrada de Radun arquitetura

Sala de Jantar integrada de Radun arquitetura

 

2. A mesa

A mesa tem centralidade na sala de jantar, a sua escolha vai definir todo o restante. Além disso, não existem muitos móveis neste ambiente, fazendo com que ela seja o maior móvel presente. Por isso, é necessário escolher o modelo certo para não inviabilizar sua área de circulação, deixando um espaço minímo de passagem entre a mesa, os outros móveis e as paredes permitindo que quano as cadeiras estejam sendo usadas ainda sobre espaço para uma pessoa passar.

Esse espaço é de no mínimo 70 cm, mas o ideal é que seja pelo menos 120 cm para se ter uma boa área de circulação, ainda mais se as pessoas tiverem que se deslocar para pegar o alimento em um bolcão ou buffet.

Mesas redondas e triangulares são ideias para acomodar um maior número de pessoas sentadas à mesa, mas por outro lado ocupam muito espaço. Assim, estas mesas são mais indicadas para salas de jantares redondas ou quadradas. Para salas estreitas o mais indicado são as mesas retangulares, acompanhando o formato do ambiente.

Mesa redonda na sala de jantar - Juliana Pippi

Mesa redonda na sala de jantar – Juliana Pippi

 

Mesa retangular na sala de estar - Patricia Martinez

Mesa retangular na sala de estar – Patricia Martinez

3. As cadeiras

Em lojas mais populares normalmente as mesas já vem com suas cadeiras, mas se você quer ter um espaço mais personalizado pode compra-las separadamente. Assim, após escolher a mesa você pode escolher as cadeiras. Mesas maiores vão permitir cadeiras com braços ou poltronas ficando mais confortável. E em caso de mesas menores deve-se evitar braços nas cadeiras.

Outra opção bastante moderna é colocar cadeiras diferentes, desde que tenham algo em comum, como usar modelos iguais de cadeiras, mas com cores diferentes, ou cores iguais, mas estampas diferentes. O importante é que as cadeiras e mesas tenham caracteristicas similares.

Cadeiras diferentes na mesa da sala de jantar - Ricardo Lopes

Cadeiras diferentes na mesa da sala de jantar – Ricardo Lopes

4. Aparador ou buffet

O buffet é um balcão com gavetas e prateleiras que pode ser usado para guardar louças, toalhas de mesa, cristais e talheres refinados, facilitando bastante na hora de servir seus convidados. Além de separar da louça de dia-a-dia aquelas peças que gostaria de usar somente em dias mais especiais. Já o aparador não permite toda esta funcionalidade, pois ele é fazado, mas também serve para colocar os alimentos e/ou bebidas.

Balcão na sala de jantar - Teresinha Nigri

Balcão na sala de jantar – Teresinha Nigri

Buffet na sala de jantar - Patrick Munstein

Buffet na sala de jantar – Patrick Munstein

5. Luminárias

Luminárias pendendes é a melhor opção para iluminar  a mesa de jantar. Colocado acima da mesa, centralizada e à uma distância adequada podem emitir uma luz agradável proporcionando um espaço ainda mais aconchegante. Os dimmer integrado permitem que regulem a intensidade da luz, podendo dar um ar mais romântico quando necessário.

Luminária pendente - Vitralar arquitetura

Luminária pendente – Vitralar arquitetura

6. Decoração da sala de jantar

Depois de escolher os principais iténs para sua sala de jantar chegou a hora de definir algumas coisas. Uma delas é a cor das paredes. Existe uma infinidade de cores para as paredes. Uma opção é escolher uma parede e dar um diferencial nela. Pode colocar uma textura, pintar de outra cor ou aplicar um papel de parede. Evite usar cores fortes em todas as paredes, pois pode deixar o ambiente pesado e cansativo.

Nas paredes também podem ser usadas obras de arte, quadros, espelhos, , esculturas de madeira, fotos emolduradas entre outras coisas. Use sua imaginação e expresse sua personalidade.

Existem vários acessórios que compõem este espaço, como os vasos, fruteiras, porta-velas, castiçais. Estes podem ser colocados sobre aparadores/buffet agregando bastante à sua decoração.

Use flores. Uma lindo arranjo de flores em um vaso em cima da mesa ou outro móvel traz maior leveza e charme ao espaço. As naturais ainda dão um perfume natural e delicioso. Mas caso não tenha condições de comprar flores naturais pode comprar as atificiais, mas escolha com atenção e as que tenha um belo acabamento.

Confira esta seleção de fotos que irão te inspirar ainda mais.

Decoração de sala de jantar - Christina Hamoui

Decoração de sala de jantar – Christina Hamoui

Decoração de sala de jantar - Flavia Gerab Tayar

Decoração de sala de jantar – Flavia Gerab Tayar

Decoração de sala de jantar - Amfbarquitet

Decoração de sala de jantar – Amfbarquitet

Decoração de sala de jantar - Fabio Morozini

Decoração de sala de jantar – Fabio Morozini

Decoração de sala de jantar - Codecorar

Decoração de sala de jantar – Codecorar

Decoração de sala de jantar - Casa Bela

Decoração de sala de jantar – Casa Bela

Decoração de sala de jantar - Elizabeth Martins

Decoração de sala de jantar – Elizabeth Martins

Decoração de sala de jantar - Juliana Conforto

Decoração de sala de jantar – Juliana Conforto

Decoração de sala de jantar - Christina Hamoui

Decoração de sala de jantar – Christina Hamoui

Sala de Jantar de Marilia Veiga

Sala de Jantar de Marilia Veiga

Decoração de sala de jantar - Maria Niogloyan

Decoração de sala de jantar – Maria Niogloyan

Decoração de sala de jantar - Olegario de Sa e Gilberto Cioni

Decoração de sala de jantar – Olegario de Sa e Gilberto Cioni

Decoração de sala de jantar - Consuelo Jorge

Decoração de sala de jantar – Consuelo Jorge

Decoração de sala de jantar - Fernanda e Leonardo studio scatena arquitetura

Decoração de sala de jantar – Fernanda e Leonardo studio scatena arquitetura

Decoração de sala de jantar - Juliana Pippi

Decoração de sala de jantar – Juliana Pippi

Decoração de sala de jantar - Patricia Martinez

Decoração de sala de jantar – Patricia Martinez

Decoração de sala de jantar - Daniela Wechoki

Decoração de sala de jantar – Daniela Wechoki

Mesa redonda na sala de jantar - Juliana Pippi

Mesa redonda na sala de jantar – Juliana Pippi

Decoração de sala de jantar - Manoela Lustosa da Silva

Decoração de sala de jantar – Manoela Lustosa da Silva

Decoração de sala de jantar - Sandoval Ferreira

Decoração de sala de jantar – Sandoval Ferreira

 

 

Que tal… Estou louca para colocar estas dicas em prática. E você? Conte como é sua rotina e compartilhe estas ideias com seus amigos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *