Qual tipo de sala mais combina com você? 

Na maioria dos lares a sala é a porta de entrada, onde tem-se a primeira impressão do estilo moradores. Por isso, é importante que este ambiente expresse um pouco de sua personalidade.

Mas aí encontramos um desafio. Existem diferentes estilos quando falamos em decoração, podendo ser: clássica, contemporânea ou rustica.

Para que consiga escolher a que melhor combine com sua família explicaremos a diferença entre cada estilo.

Sala com decoração clássica 

Pode não parecer, mas as decorações clássicas nunca saem da moda, mas pelo contrário esta decoração continua sendo referência e vem se readaptando com o passar dos anos sem perder sua essência.

O mais importante está nos materiais utilizados, como os de madeira e veludo. Mas, como mencionamos o clássico acaba incorporando um pouco de modernidade para dar maior leveza ao ambiente, por isso utiliza-se materiais mais comuns como o bronze ou o marfim.

O dourado e o prateado são as cores eleitas para dar personalidade a este estilo, podendo ser utilizado em acessórios, lustres, vasos, abajures, detalhes nas paredes etc. Para evidenciar o dourado/prateado utiliza-se cores escuras e neutras.

As cores escuras ficam marcadas nos móveis, feitos de madeira escura como o mogno e a cerejeira, por exemplo. Mas a combinação perfeita para este estilo não são só os moveis de madeira, mas estes combinados com ferro.

Já as paredes são ideias para aplicar as cores neutras, ajudando a dar maior destaque ao restante da decoração. Caso queira também pode utilizar papeis de parede com padrões clássicos, como os florais. Escuto muitas pessoas falarem que não gostam de carregar muito na decoração, por isso o uso do papel de parede permite decorar o ambiente e se ficar enjoado facilmente pode altera-lo.

O clássico traz consigo formas redondas em suas mesinhas, sofás, gesso etc. Em uma tendência de modernizar a decoração tens utilizado linhas retas também. Mesclar estas duas opções traz a harmonia perfeita ao ambiente.

Plantas naturais, candelabros, abajures, lustres, castiçais de metal, peças de mármore, espelhos com molduras ornamentadas, cortinas longas, pinturas, esculturas são acessórios perfeitos para relembrar o século passado, complementando a decoração clássica.

Confira o artigo Muita coisa vira vaso

Como pode-se observar o estilo clássico é luxuoso e tradicional, não saindo da moda, mas mesmo assim traz um toque de modernidade sem perder suas características.

10377-sala-de-estar-casa-classica-andre-brandao-e-marcia-varizo-viva-decora

Sala de Estar – André Brandão e Marcia Varizo

27160-sala-de-estar-apartamento-a-m-juliana-marodin-cordeiro-viva-decora

Sala de Estar – Juliana Marodin Cordeiro

27212-sala-de-estar-projetos-diversos-roberto-migotto-viva-decora

Sala de Estar – Roberto Migotto

66167-sala-de-estar-apartamento-leblon-mauricio-karam-viva-decora

Sala de Estar – Mauricio Karam

67555-sala-de-estar-interiores-danyela-correa-viva-decora

Sala de Estar – Danyela Correa

95653-decor-apartamento-classico-graziela-von-muhlen-viva-decora-95653

Vaso dourado – Graziela Von Muhen

95657-sala-de-estar-apartamento-classico-graziela-von-muhlen-viva-decora-95657

Sala de Estar – Graziela Von Muheren

Salas com decoração rústica

Salas rusticas buscam sua inspiração no cômodo, casual e com a natureza, muito presente nas casas do campo, nas fazendas, compostas por itens mais simples, naturais e sem muitos detalhes.

A madeira é o material mais utilizado para expressar este estilo, seja nos móveis, pisos e pilares. Ainda que não sejam feitos de madeira os moveis devem ter tons terrosos como o moro, bege, fendi e pérola. E para criar um contraste pintar as paredes de tons claros ajuda a não carregar o ambiente.

Se optar por pisos em tons claros as paredes da sala podem ser revestidas com tijolos ou pedras para dar contraste. Seja em salas mais simples ou mais sofisticadas o assentamento dos tijolos normalmente são irregulares, com acabamento texturizado que reforçam o conceito.

Veja aqui Piso para ambientes internos 

Acessórios como cortinas finas, plantas, vasos de cerâmica etc. são ótimas opções para esse tipo de decoração. Pode-se utilizar também tecidos naturais, como nos tapetes e sofás, iluminação branca, além da utilização de vidros nas janelas para aproximar o interno do externo.

Apesar de ter muitas informações, cuidado para não carregar demais. E mesmo que não tenha condições de remodelar toda sua sala para um estilo rustico, você pode investir em alguns detalhes, como ter um móvel central de madeira: dentro de mesa, sofás, tecidos. Ou até mesmo revestimento de uma única parede com tijolos, pedras ou madeira.

As salas com decoração rusticas traz a sensação de que a natureza está dentro do ambiente. A madeira deixa o ambiente aquecido, acolhedor, simples e natural. Há quem diga que ajuda a resgatar nossa ligação espiritual com a terra, com as origens e com nossa subsistência.

16787-outros-ambientes-casa-bairro-sao-pedro-belo-horizonte-casa-aberta-viva-decora

Sala de Estar – Viva Decora

22315-sala-de-estar-projetos-diversos-ana-maria-vieira-santos-viva-decora

Sala de Estar – Ana Maria Vieira Santos

27125-sala-de-estar-projetos-diversos-rene-fernandes-viva-decora

Sala de Estar – Rene Fernandes

68037-outros-ambientes-casa-cor-minas-2013-casa-do-jardim-luis-fabio-rezende-de-araujo-viva-decora

Sala Rustica – Luiz Fábio Rezende de Araújo

70610-sala-de-estar-casa-lagoa-da-conceicao-juliana-pippi-viva-decora

Sala Rústica – Juliana Pippi

73461-sala-de-estar-apartamento-rg-pascali-semerdjian-arquitetos-viva-decora

Sala Rustica – Pascali Semerdjian

72374-sala-de-estar-mostra-dcasa-olhares-carla-arigon-felippi-viva-decora

Sala Rústica – Carla Arigon Felippi

Salas com decoração contemporânea 

Decoração contemporâneas são aquelas que seguem as tendências da atualidade, que se inspira no presente, por isso, está passível de mudanças maiores que as outras opções.

A decoração contemporânea favorece o simples, o suave, o espaço organizado. Os moveis com traços simples, planos, mais baixos, com cores neutras, como preto e branco são a cara desta decoração.

As salas com cores neutras e solidas ganham vida quando se utiliza detalhes coloridos, deixando o ambiente mais interessante e vibrante sem perder o estilo.

Móveis de design com linhas simples e geométricas podem ser utilizados como peças de destaque na decoração. Sendo utilizado para agregar cor à sala.

As obras de arte são opções de trazer maior modernidade a sua sala. Há sofás, tapetes, quadros, vasos, mesas de centro, abajures etc. que dão personalidade ao ambiente.

O que encanta no contemporâneo é que existe a liberdade para misturar o clássico, moderno e rustico em uma única decoração, sem exageros.

17382-outros-ambientes-projetos-diversos-amaury-junior-viva-decora

Sala contemporânea – Amaury Junior

36192-sala-de-estar-projetos-diversos-clara-miranda-e-regina-kern-viva-decora

Sala Contemporânea – Clara Miranda e Regina Kern

47371-sala-de-estar-apartamento-jardim-paulista-nice-de-cara-viva-decora

Sala Contemporânea – Nice de Cara

61055-sala-de-estar-projetos-diversos-juliana-almeida-viva-decora

Sala Contemporânea – Juliana Almeida

71789-sala-de-estar-apartamento-leblon-elaine-fonseca-viva-decora

Sala Contemporânea – Eliane Fonseca

75683-sala-de-estar-apartamento-campo-belo-a1-arquitetura-viva-decora

Sala Contemporânea – Viva Decora

Nossa… Adorei todos os estilos.  E você? Qual é seu estilo preferido? Compartilhe com agente.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *