Pisos para áreas externas e internas

Pensando em construir ou reformar? Uma das coisas mais gostosas desta etapa é a escolha dos pisos. O piso é essencial na hora que pensamos na decoração da casa.

No entanto, quando chegamos às lojas vemos que existem uma variedade de texturas, cores e modelos disponíveis no mercado. A escolha se dificulta ainda mais quando percebemos que não dá para aplicar qualquer piso em qualquer ambiente, cada piso tem indicação para diferentes áreas. Pensando nisso, elaboramos este post para auxilia-los na escolha de pisos ideais para ambientes  externos e alguns destes também são boas opções para ambientes externos.

Piso cimentado queimado

Com visual rustico e contemporâneo é uma opção de piso mais simples e barata, e que possibilita várias combinações, com acabamento rústico e contemporâneo. Normalmente este piso é composto por cimento, areia e pedra, podendo acrescentar pedaços de pedras, ladrilhos, cerâmicas, dando maior beleza ao ambiente. O problema é que com o tempo este piso vai trincar e sempre apresentará manchas. As massas para piso pré-fabricadas feitas de pó limestone têm maior resistência a tricas. Estes pisos podem ser feitos em áreas internas e externas, neste último caso é indicado fazê-lo antiderrapante e atérmicos.

11201-espacos-comerciais-piso-decoracao-eduardacorrea-11201

Piso cimento queimado – Eduarda Correa

20855-espacos-comerciais-escritorio-de-advocacia-1-1-arquitetura-design-viva-decora

Escada com cimento queimado – Viva Decora

33820-espacos-comerciais-projeto-comercial-valeria-fialho-viva-decora

Piso de cimento queimado – Valeria Fialho

Piso de mármore e granito

Estes pisos deixam a temperatura do ambiente mais fria. São ótimas opções para lugares mais quentes e variam pouco sua temperatura, como o norte do Brasil. Então cuidado, se você está escolhendo seu piso no verão, lembre-se que apesar dele refrescar nesta época do ano vai ajudar a te congelar

no inverno. Uma opção que deixa o ambiente mais aquecido, aconchegante é a utilização de moveis mais quentes, feitos de madeira. Encontramos este piso em vários tamanhos, mas o mais popular é a de 30cmX30cm ou a de 40cmX40cm por serem mais baratas. Os Tipos Carrara e Nero tem textura mais finas e dão um ar mais sofisticado. Mas esta opção é mais frágil, podendo lascar e manchar com maior facilidade. Diferente do granito que deixa o ambiente mais pesado, mas é mais resistente, mais poroso, sendo mais indicado para locais mais molhados. Estes pisos têm versões que podem ser usados entro de casa (os polidos) ou fora (aqueles com aspectos mais rústico)

71039-outros-ambientes-cozinha-planejada-com-piso-de-marmore-decoracao-paulinhoperes-71039

Cozinha com piso de mármore – Paulinho Peres

92124-outros-ambientes-projeto-comercial-i-tatiana-coutinho-roberta-vilela-viva-decora

Piso – Tatiana Coutinho e Roberta Vilela

92659-banheiro-apartamento-itapema-rustico-chic-gabriela-herde-viva-decora

Banheiro – Gabriela Herde

Confira nosso artigo Dicas de decoração para lavabos e banheiros

Piso de granilite e granilite rustica

Este piso pode ser encontrado com textura lisa voltada para ambientes internos e ásperas mais utilizadas em ambientes externos. É feito por uma massa de cimento composta por pedaços de pedras como calcário, mármore, quartzo. Podem ser encontradas em diferentes cores e tamanhos, mas com o tempo podem aparecer rachaduras.

Como já sugerido pelo nome, a granilite rustica é uma opção de piso mais áspera. Feito com cimento misturado com granulados de pedras moídas e aditivos, este piso é resistente, possui uma variedade de cores e é muito antiderrapante por ser bastante áspero, sendo uma ótima opção para locais molhados, como ao redor de uma piscina.

piso-granilite-2

piso-piscina-fulget-fulguet-granilha-menor-ml-garantido-758801-mlb20410849576_092015-o

Piso de cerâmica

Pode ser encontrado em diferentes modelos e texturas, sendo esmalados, lisos, foscos, marmorizados, com ranhuras, imitando pedras,, madeira, tijolos. É uma opção barata para o revestimento do chão. Mas não é muito resistente, podendo lascar. Se atente para o PEI (porcelain Enamel Institute), índice que revela a resistência do piso quanto ao desgaste. O PEI vai de 0 a 5, mas o ideal é que tenha PEI 4 ou 5. Já o CA (coeficiente de atrito) indica a resistência à drenagem, varia de 0 a 1, mas o ideal é que este piso tenha no mínimo 0,4.

16710-sala-de-estar-piso-de-ceramica-cor-fume-decoracao-triplexarqui-16710

Piso de cerâmica fume

ceramic-707167__180

Piso mosaico de cerâmica

Piso porcelanato técnico e Rustico

Este piso é fabricado com uma massa porcelâmica única que tem um padrão, cores e não recebem revestimento, esmalte. Seu acabamento pode se

com brilho ou sem brilho, fosco ou irregular. Além disso, tem baixo índice de absorção, graças à sua porosidade quase inexistente, e alta resistência. Evite uso de produtos químicos abrasivos, pois podem prejudicar o esmalte, deixando-os porosos.

O piso porcelanato rútico também é fabricado por uma massa porcelâmica, mas recebe uma camada de esmalte sobre a massa, o que diminui suas vantagens e desempenho em relação ao técnico. É antiderrapante e por isso mais usado em áreas externas. Também não é recomendado o uso de produtos abrasivos, pois podem deixar este piso poroso.

como-escolher-um-porcelanato-tecnico

Porcelanato Tecnico

como-escolher-um-porcelanato-esmaltado

Porcelanato rustico

Piso Pastilha de vidro ou vidronil e pastilhas de cerâmica

Este piso é feito por pastilhas com tamanho de 2cmX2cm que vêm em placas de 30cmx30cm. Um deles é feito por uma massa chamada vidronil, que ganha cor na massa e tem o recorte feito manualmente, podendo deixar seu formato um pouco irregular. Além disso, tem-se que ser instalado corretamente, pois ele pode cortar facilmente caso fique pontas sem rejunte. Como o nome já diz o outro é feito de vidro, mas não é tão bonito quanto primeiro e pode durar menos. São ótimas opções para usar na decoração de seu ambiente. Muito utilizados em áreas como cozinhas, banheiros, áreas de serviço revestindo as paredes, o chão ou dando aquele charme especial em forma de faixas decorativas. Caso queiro usá-lo no chão lembre-se que mal instalado pode cortar os pés. Existem também as pastilhas de cerâmica. Estas podem ser brilhantes ou rústicas, sua medida varia entre 2cmx2cm e 12cmx12cm e também tem que ser assentadas com muito cuidado. Estas são opções para áreas mais molhadas como piscinas e que não tenham uma circulação de pessoas muito intensa.

22796-outros-ambientes-residencial-cyrel-c-h-arquitetura-viva-decora

Viva Decora

95201-banheiro-apartamento-c-sandra-sanches-viva-decora-95201

Banheiro – Sandra Sanches

104021-banheiro-apartamento-eredita-graciela-pinero-viva-decora-104021

Banheiro Eredita Garcia Pinhero

 

Piso de Pedra

Existe uma variedade de pisos de pedra. Há os de acabamento mais delicados como os mármores e granitos, ideias para áreas internas, mas devem ser evitadas e áreas externas por serem lisas e escorregadias. E há aquelas com acabamento mais rústico, ideais para áreas externas e molhadas por terem uma superfície antiderrapante. Algumas opções são as pedras goiás, são tomé, pirenólis, miracema, arenito. As pedras com coloração mais escuras podem esquentar, já as mais claras não esquentam tanto. Podem apresentar manchas por serem porosas, por isso tem que ser lavada frequentemente e exporadicamento necessita de uma limpeza mais caprichada com ácido muriático. Para quem pensa em ambientes mais ecológicos há a opção do mosaico português, este piso é permeável e quando instalado não necessita de contrapiso, somente uma camada de areia. Outra opção, que pode permitir certa permeabilidade dependendo da maneira que for instalado é o lajão. Estas são pedras irregulares e grandes que podem ser instalados no contrapiso ou entremeados com a grama.

45396-jardim-projetos-diversos-le-andrade-viva-decora

Piso de Pedra – Le Andrade

51488-outros-ambientes-projetos-diversos-luciana-wehba-viva-decora

Piso de Pedra – Luciana Wehba

Piso de Ladrilho Hidráulico

Este piso é lindo e uma excelente opção para quem deseja ter um espaço com sua cara, já que podem ter a cor, formato e tamanho que desejar por ser feito artesanalmente. Assim pode ter um piso clássico, moderno, rustico, contemporâneo, artístico, como desejar. Há pisos que imitam os ladrilhos, mas não permitem tanta variedade. Contrate mão-de-obra especializada para instalá-lo, poie como é feito artesanalmente este piso pode apresentar irregularidades. Este é um tipo de piso que auxilia muito na decoração de ambientes.

101076-outros-ambientes-apartamento-na-av-atlantica-maria-helena-torres-viva-decora-101076

Ladrilho Hidráulico – Maria Helena Torres

118322-jardim-varanda-gourmet-ladrilho-hidraulico-rubenscrepaldijunior1-118322

Ladrilho Hidráulico – Rubens Crepaldi Junior

Pisos de Bloco Ecológico

Este piso é feito de concreto poroso que auxilia na drenagem da água e por isso são considerados os mais ecológicos a venda no mercado hoje. São ótimas opções para combater enchentes e inundações. Mas para sua instalação há várias questões a serem consideradas por isso sua instalação deve ser feita por empresas especializadas. São antiderrapantes e tem alta resistente ao atrito. Outra opção muito linda e também ecológica são os pisos pavers. São assentados em cima de área ou pó de pedra que permitem maior permeabilidade da água ao solo. Permite criar várias formas e desenhos e há em diferentes cores.

392

Demonstração do bloco ecológico

842

Bloco individual

1180

Bloco ecológico instalado

Adorei todas as opções… Se desse usaria todas… E você? Conseguiu decidir qual é o piso que mais combina com seu projeto?

Conte para nós sua experiência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *