Piso para ambientes internos – ótimas dicas

Se você está trabalhando em um projeto, seja reformando ou construindo ou planejando sua casa vai chegar em um importante momento: a escolha do piso. Este é um dos responsáveis por deixar o ambiente da maneira que você quer.

Se trata de um alto investimento e espera-se que ele dure muitos anos. Por isso, antes de definir qual revestimento você irá utilizar em sua cozinha, sala, quarto, copa, lavabo, quintal etc, conheça as vantagens e desvantagens de cada material e escolha a opção que mais combina com seu estilo e orçamento. Neste post nos dedicamos a indicar tipos de pisos ideias para áreas internas

Piso laminado

São placas muito finas (8mm) revestidas de fómica que imitam a madeira tanto na textura quanto nas cores. Este é um tipo de piso muito bonito, de fácil instalação e resistente a riscos/ranhuras. Na hora da instalação são colocados sobre mantas de polietileno (que ajudam a proteger da umidade e funcionam como isolantes acústicos, se mostrando ótimos para apartamentos). Garanta que tenha um perfeito nivelamento do contrapiso.

40167-espacos-comerciais-projetos-diversos-ednilson-hinckel-viva-decora

Piso laminado – Ednilson Hinckel

50462-sala-de-estar-projetos-diversos-luiz-araujo-viva-decora

Piso laminado – Luiz Araújo

91692-outros-ambientes-residencia-sao-paulo-iii-roberto-migotto-viva-decora

Piso laminado – Roberto Migotto

 

Piso Parquê

Similar aos tacos de madeira, também trazem bastante elegância e sensação de conforto ao ambiente. A diferença está na medida, os pisos parquê é formado por quatro peças unidas que formam uma placa.

77754-sala-de-estar-apartamento-vila-madalena-condecorar-arquitetura-e-interiores-viva-decora

Sala – Madalena Condecorar

86428-sala-de-jantar-apartamento-102-patricia-azoni-viva-decora

Sala de Jantar – Patricia Azoni

Piso assoalho de madeira

Assoalhos de madeira são ótimas opções para deixar o ambiente mais aquecido e aconchegante. Mas é necessário maior tenção na hora de escolher, já que possui uma grande variedade de tamanho, forma e cor. Podem ser feitos de madeiras maciça ipê, cumaru ou tauari, com 2cm de espessura e comprimento de até 6cm. Cuidado para não escolher madeiras muito moles (como as amêndolas), pois marcam com muita facilidade. As tabuas são encaixadas da maneira que preferir (como diagonal e espinha de peixe) e depois parafusadas no contrapiso. Tem muita durabilidade, visto que pode ser restaurado quando desgastado.

the-white-house-81469__180

Sala com assoalho

wood-background-911073__180

Piso taco de madeira

É um bloco de madeira maciça que variam entre 30 cm e 50 cm de cumprimento e largura. Também são instalados sobre o contrapiso. É um ótimo termogenico, já que deixam o ambiente mais quentinho no inverno e mais fresquinho no verão. Tem duração prolongada e também permite restauração. Caso uma única peça seja danificada é possível trocá-la sem mexer nos outros tacos.

51161-sala-de-estar-projetos-diversos-lucila-bertoncello-viva-decora

Piso PVC, Vinílico ou Vinil

Bastante confortável por ser macio, térmico e imitarem textura de madeira. Além disso, é resistente a quedas, ranhuras e de fácil higienização. Existem na opção de tapete, placa ou manta e normalmente são instalados com cola, por isso evite coloca-los em lugares úmidos como o banheiro. Possibilita fazer desenhos com recortes de piso. Para os amantes de materiais com perspectivas mais ecológicas eles podem ser feitos de materiais reciclados.

13084-cozinha-apartamento-campo-belo-374-m2-viviane-dinamarco-viva-decora

Cozinha e sala de jantar – Viviane Dinamarco

118615-outros-ambientes-sala-dos-minis-decoracao-paulasouza1-118615

Sala – Paula Souza

 

Piso emborrachado

Muito utilizados em espaços de ginasticas, salas de brinquedos, quartos infantis e há quem usa em escritórios, vestiários etc. Encontrado em cores neutras, sólidas ou coloridas é de fácil aplicação, antiderrapante, tem alta resistência, isolante térmico e impermeável – já que auxilia na redução dos ruídos. Utiliza-se uma cola recomendada pelo fabricante para instalação, por isso, cuidado para não instalar em locais que teria contato direto com água – como no chuveiro, pois pode ocorrer descolamento.

68381-outros-ambientes-palazzo-lumini-jayme-bernardo-arquitetura-e-design-viva-decora

Piso emborrachado – Jayme Bernardo

68553-espacos-comerciais-edificio-riviera-mari-ester-golin-viva-decora

Academia com piso emborrachado – Mari Ester Golin

Piso de Cortiça

Este piso é magnifico. Sustentável e inteligente os pisos de cortiça são quentinhos no inverno e fresquinhos no verão. Feito de pequenas bolsas de ar este piso traz como uma de suas principais características a macies, além de absorverem ruídos, serem resistentes, de durabilidade longa, resistentes ao calor, á umidade e servir como isolante térmico. Além disso, é resistente à água. É sustentável porque é feita da casca do carvalho. A casca do caralho quando removida não danifica a árvore e depois se regenera sozinha. Apesar de ser macio é muito resistente à trafego intenso de pessoas. Se você mora em apartamento e é muito barulhento está é uma excelente escolha, já que o piso abafa os ruídos.

piso-de-cortica-1-300x218

 

Piso resina epóxi

Está trocando de piso ou percebeu que seu contrapiso não está uniforme, nivelado, acredite está é a melhor opção para você. O piso resina epóxi é autonivelante, além de dificilmente trincar ou manchas, mas pode apresentar ranhuras. Pode ser encontrado em diferentes cores, sendo brilhante ou fosco. Não é recomendado usá-lo em ambientes externos pois escorrega.

718524037955185

Carpete

Aconchegante, aquecido e versátil, são características deste piso. Em várias opções de cores, alturas, texturas e padrões, é uma ótima opção para quem quer ter um ambiente acústico mais aprimorado. Mas se você é alérgico não se preocupe há opções antialérgicas e antifúngicas. E se o local onde irá instala-lo tem um trafego de pessoas muito intenso o tipo mais indicado é o bouclê.

71145-sala-de-estar-apartamento-ik-juliana-pippi-viva-decora

Sala de estar – Juliana Pippi

101024-espacos-comerciais-mostra-icones-do-decor-cicera-gontijo-arca-loja-conceito-viva-decora-101024

Escritório – Cicera Gontijo

Piso linóleo

É um material utilizado para fabricação de revestimentos de pavimentos derivados de matérias-primas naturais renováveis. Feito a partir de óleo de linhaça solidificado, misturado com farinha de madeira ou pó de cortiça, sobre uma tela ou pano grosso. Mostra-se como outra opção para os amantes da natureza, já que é biodegradável.

O mais conhecido é o Marmoleun, sendo comporto por 97% de matérias-primas naturais, das quais 72% são renováveis. É apresentado na forma de manta, com 2m de largura, aplicado com cola a base de água, podendo ser cortado no formato desejado. É excelente para ser utilizado em salas de jantar, escritórios e quartos de criança.

rss_coloca_linoleo_400_300_6032d17a

Estou amando as opções de pisos ecológicos. Além de lindos são resistentes e práticos. Mas se quer um piso para a casa toda o mais indicado é o porcelanato.

E você, quais das opções mais gostou? Compartilhe conosco.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *