Papel de parede: tudo o que você precisa saber – Parte I

É muito bom renovar ou incrementar a decoração de um ambiente e o papel de parede é uma opção de revestimento coringa nesta hora. Pode ser usado para decorar quase todos os ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais.

No entanto, na hora de escolher o papel de parede que mais atende a suas necessidades, você pode se deparar com uma infidade de padronagens, texturas, cores e estampas, podendo tornar a tarefa um tanto difícil. Foi pensando nisso, escrevemos este artigo mostrando tudo o que você precisa saber  sobre os papeis de parede.

  1. Papeis de parede: praticidade e durabilidade

Observa-se que os papeis de parede vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Existe uma variedade enorme de modelos permitindo que os adeptos abusem de sua criatividade sem ter que investir tanto. Por exemplo, caso queira uma parede floral, se fosse recorrer a tinta teria que contrar um pessoa com habilidades artisticas para conseguir ter um ótimo trabalho. Já com o uso do papel de parede fica muito mais prático e barato.

Outro atrativo é sua durabilidade, já que com o uso de um bom material e instalado corretamente ele pode durar cerca de 10 anos após a aplicação. Então, não seja apressado na hora de escolher, dedique um tempinho, já que dura muito tempo e ele pode tornar-se cansativo. Mas caso isso ocorra e você tenha condições é só mudar!

Não há a necessidade de colocar um papel de parede em toda a extenção da superficie, você pode colocar em meia parede, apenas uma faixa, combinar mais de um estilo, entre outras combinações.

2. Tipos de papel de parede

Existem muito tipos de papel de parede, mas os mais utilizados são o tradicional, vinílico e o TNT. Cada um deles possui sua própria caracteristica e são recomendados para diferentes ambientes.

  • Pepel de parede tradicional

Seu material é a celulose (papel), tem aspecto liso e sua aplicação é indicada para lugares secos e com pouca circulação de pessoas, como o quarto. Sua aplicação deve ser feita com cola sobre o papel e em uma superfície lisa e regular. A higienização deve ser feita com pano úmido. Quando for remover o papel deve estar umidecido para que solte com maior facilidade.

Papel de parede tradicional

Papel de parede tradicional

  • Papel de Parede vinílico 

Os papel de parede vinílico, em sua maioria, é composta por uma base de celulose, pois há os que sãpo produzidos em celulose com poliester, os com gaze ou telada. Sua canfecção é feita com papel duplex e a impressão com tinta vonílica, recebendo uma fina camada de PVC maleável.

São resistentes à luz e versáteis, servindo para decoração de lugares que circulam muitas pessoas, tais como  cozinhas, banheiros, refeitórios, escritórios, quartos infantis etc.

Possui alta durabilidade, chegando a ser quatro vezes mais que uma pintura nova: estima-se 10 à 12 anos.

Devido ao PVC ele é lavavel e impermeável, sendo resiste ao atratrito e a certos produtos abrasivos. Mas para uma melhor durabilidade sua higienização pode ser feita com detergente ou sabão neutro com o auxílio de um pano úmido.

O valor estimado é de R$ 300,00 o rolo.

Papel de parede vinilico - Carol Rivelli

Papel de parede vinilico – Carol Rivelli

Papel de parede vinilico - Lucia Vale

Papel de parede vinilico – Lucia Vale

  • Papel de parede vinilizado

O papel de parede vinilizado possui sua base totalmente composta por celulose, caraterizando-o como ecologicamente correto. A impressão é feita em tinta acrílica ou vinílica e recebe uma camada de verniz durante sua confecção. Em relação ao vinílico este material deixa um aspecto mais natural.

Pode ser usados em locais que necessitam de uma decoração mais leve, como quartos, salas de jantar etc.

Dura cerca de duas vezs mais que uma pintura nova, podendo chegar a 5 ou 6 anos quando bem conservados.

Devido à sua composição não permite que seja lavado, mas pode ser limpo com aspirador de pós um pano levemente úmido, tomando muito cuidado para não descolar ou desbotar.

O valor estimado é de 190,00 o rolo.

Papel de parede vinilisado

Papel de parede vinilizado

Veja também Sala de jantar – Dicas de decoração

  • Papel de parede Tecido-não-tecido – TNT

Este material papel de parede normalmente é importado de países como Inglaterra e Alemanha. É feito de fibras de poliester e celulose, por isso, sua aparencia imita tecido e pode ser aplicado em locais secos e umidos por ser relativamente resiste à umidade.

Outra caracteristica é que pode ser aplicado em superficíes mais irregulares. Utiliza-se cola na instação e sua remoção pode ser feita a seco. O seu diferencial está na possibilidade de ser removido e reinstalado em outro local.

Na higienização pode ser usado detergente e um pano molhado.

O valor stimado é de 650,00 o rolo.

Papel de parede TNT

Papel de parede TNT

Confira Decoração africana: inspiração do dia

Estes são os papis de parede mais tradicionais, mas estaremos postando novo artigo onde trataremos de outros tipos de papel de parede, com dicas e fotos.  Mas, se você gostou, já vá compartilhando e comentando este aqui!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *