Os pisos para diferentes tipos de ambientes

Uma das partes mais gostosa em uma reforma ou construção é escolher os pisos. Nesta hora é que tentamos ver qual piso é o mais indicado para cada ambiente e que vai combinar mais com o estilo de decoração que se tem em mente.

Já escrevemos aqui dois posts onde indicamos diferentes tipos de pisos para áreas internas e externas e suas principais características para ter auxiliar na escolha do material mais indicado para seu estilo de vida.

Qual piso é ideal? 

Sem dúvida o piso mais indicado para ser usado em toda a casa é o porcelanato. É um piso muito prático, de fácil limpeza, durabilidade, além de ser lindo. Dentre a variedade dos pisos existente este é um dos mais acessíveis e está sendo cada vez mais utilizado pelos brasileiros.

56700-outros-ambientes-projeto-diversos-camila-tannous-viva-decora

Ambientes integrados – Camila Tannous

82833-sala-de-estar-casa-r-m-bender-arquitetura-viva-decora

Sala de estar – Bender

Mas caso queira dar diferentes sensações para cada ambiente vamos ressaltar algumas características de cada local de sua casa e apontar alguns pisos.

Pisos para cozinha e áreas de serviço

Estes espaços necessitam de pisos resistentes, já que são expostos a muitos produtos químicos, alimentos ácidos, gordura e outros resíduos. Além de sempre ter muitas pessoas transitando pelo local, manuseando objetos pesados que se caem no chão podem quebrar um piso mais frágil. Então dê preferência para revestimentos pouco porosos como porcelanato, granito, cortiça, granilite, piso de cerâmica, ladrilho hidráulico.

Pisos ladrilhos na cozinha

Cozinha – Maria Helena Torres

Confira Cozinhas pequenas planejadas

Pisos para Salas e Quartos

Quartos e salas são locais que demandam conforto, aconchego, sendo os principais locais que usamos para relaxar, descansar depois de um dia cheiro. Por isso, de preferência para pisos que permitam estas sensações. Assim, pisos como o laminado, PVC, Viníco, vinil, assoalho, taco de madeira, piso parque, cortiça, piso emborrachado – no caso de quartos infantis, cimento queimado, cerâmica são excelente opções.

Os pisos para sala de estar

Sala de Estar – Lucila Bertoncello

Confira Qual tipo de sala mais combina com você?  e As melhores dicas para decorar quarto de casal

Pisos para banheiros e lavabos

São locais úmidos e por isso também demandam uma atenção diferenciada. Por isso pisos como a cortiça e cerâmica são uma ótima pedida. Os ladrilhos também são bastante utilizados para auxiliar na decoração, como um detalhe ou até mesmo servindo como revestimento para todo banheiro.

95201-banheiro-apartamento-c-sandra-sanches-viva-decora-95201

Banheiro – Sandra Sanches

Veja nosso artigo Dicas de decoração para lavabos e banheiros

Para Áreas externas

Pisos para áreas externas é uma opção muito abrangente e há uma diversidade enorme como a presença de piscinas, jardins, vasos, carros, trafego intenso de pessoas, cachorro, gatos etc. Mas independentemente do que é composto o lado de fora de sua casa o ideal instalar um material antiderrapante. Há várias opções como piso fulget, cimento queimado, cerâmica, ladrilho gretado, pisos de pedras, blocos ecológicos, paver etc.

108547-outros-ambientes-residencia-igarata-olegario-de-sa-gilberto-cioni-viva-decora-108547

Área externa – Oligario de Sa Gilberto Cioni

Lembre-se também que o Brasil é um país muito grande com variações climáticas. Então dependendo da região onde mora há um piso mais que se encaixa melhor. Os pisos feitos de mármore, granito, pedras, cerâmicas, porcelanatos são ótimas opções para climas mais quentes. Os pisos de madeira, carpetes, laminados são boas opções para climas mais frescos por deixarem o ambiente mais quentinho. Tente utilizar rodapés feitos com o mesmo material dos pisos, para que tenha um acabamento melhor.

Então, se você está construindo ou pensando em construir dedique um tempinho planejando qual piso irá utilizar. Lembre-se existem em vários materiais, formatos, tamanhos, cores e atendem tem opções ideais para cada tipo de ambiente, além de haver disponível no mercado diferentes preços. Pisos mais claros são mais fáceis de combinar na hora da decoração, mas se já tem um projeto para sua decoração pode ousar nos pisos e utilizá-lo como parte dela, por exemplo se que um ambiente rustico pode usar os pisos de madeira, mas se quer dar cor ao ambiente os pisos hidráulicos são uma ótima pedida.

Gostou de nosso posto? Então compartilhe sua experiência.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *