Macarrão Carbonara – receita e história

O macarrão carbonara é uma ótima pedida para quem quer impressionar, seja em um jantar romântico, com familiares e/ou amigos. Então confira esta receita deliciosa, rápida e fácil.

Ingredientes (esta receita serve 4 pessoas)

  • 350g de espaguete
  • 1 dente de alho
  • 1 ovo inteiro
  • 4 gemas
  • 200g de pancetta cortada em cubos
  • 350g de queijo pecorino romano
  • Uma colher de azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 litros de água

 Modo de preparo

Em uma panela coloque a água para ferver. Em outra coloque a pacetta para fritar no azeite. Quando a pancetta estiver douradinha acrescente o alho e deixe-o fritar e depois de pronto reserve (cuidado para não queimar o alho, ele tem que ficar dourado).

Em uma tigela bata o ovo com as gemas, com o sal, a pimenta e cerca de 2/3 do queijo ralado. Bata como se fosse uma omelete até que obtenha uma espuma.

Quando a agua ferver acrescente uma pitada de sal e posteriormente o espaguete. O tempo de cozimento estará especificado na embalagem. Depois de pronto escorra a água e reserve uma xícara desta água. Logo após de escorrer o macarrão o coloque na panela com o bacon e o alho e acrescente a mistura de ovos e queijo. Certifique-se de que o macarrão ainda esteja bastante quente por que é com o calor do macarrão que os ovos irão cozinhar. Mechar bem a mistura e caso perceba que ficou um tanto seca vá acrescentando aos poucos a água do cozimento até que atinja a cremosidade desejada. Para finalizar monte da maneira que desejar e acrescente o restante do queijo ralado por cima.

pasta-712664

 Dicas

Caso tenha dificuldades em encontrar o queijo pecorino pode substitui-lo por queijo parmesão. A conta é cerca de 80g de queijo por pessoa.

Em relação ao ovo deve-se utilizar um ovo por pessoa.

O macarrão utilizado é o espaguete feito sem ovos.

Os ovos e o queijo darão a cremosidade, por isso, não há necessidade de colocar creme de leite.

Na hora da mistura não ligue o fogo, pois os ovos podem acabar cozinhando de mais e você ficando com um macarrão omelete

História

Não se tem muito claro a origem do espague a carbonara. Sabe-se que é uma receita italiana. Há quem diga que na região da Umbria havia um grupo revolucionário que faziam parte de uma sociedade secreta denominada como “Carbonari” e que teriam desenvolvido este prato e apresentado para os Roamanos no século XIX.

Outros falam que esta receita teve origem durante a Segunda Guerra Mundial, quando os estadunidenses trouxeram uma grande quantidade de ovos e bacon para fazer parte da alimentação dos militares e daí surgiu este prato.

Qual destas histórias você mais gostou? Sei que existem muitas outras… Compartilhe com seus amigos e familiares esta receita incrível e fácil.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *