Decoração de cozinhas pequenas: 8 dicas essenciais

Para a maioria das pessoas a decoração de cozinhas pequenas pode ser um desafio. O pouco espaço gera dúvidas sobre como decorá-la e torná-la funcional simultaneamente. Além disso, móveis planejados possuem um alto custo e os encontrados nas lojas de departamento, magazines não se encaixam perfeitamente ao espaço.

Mas as cozinhas pequenas podem se tornar em um espaço aconchegante e funcional, atendendo à sua função.  Por isso elencamos algumas dicas imprescindíveis para você ter uma ótima cozinha.

  1. Invista em cores claras.

Para decorar cozinhas pequenas a dica é utilizar cores na medida correta. Seja nas paredes, no chão, nos móveis, objetos de decoração ou utensílios domésticos. Não há necessidade de muitos acessórios quando se tem uma cozinha com cores claras, com alguns objetos/móveis com cores mais fortes é possível ter uma decoração ótima.

Esta técnica dá uma sensação de amplitude ao espaço. Você pode utilizar utensílios coloridos que fazem parte do dia a dia da cozinha, como tapetes, eletrodomésticos,  panelas, louças, cadeiras etc.

Decoração de cozinha planejada pequena

Cozinha Branca de Patricia Kolanian Pasquini

Decoração de cozinha planejada pequena

Cozinha Branca de Maury Junior

decoração de cozinhas pequenas

Cozinha Branca de Elisangela Cardoso de Almeida

2. Menos armários mais prateleiras.

Armários tendem a tomar bastante espaço, por isso, sua substituição pelas prateleiras dá uma sensação de ampliação do local, por não deixar o ambiente carregado, além de deixar um visual mais bonito, pois pode-se colocar suas melhores louças em exposição. Coso você não queira se livrar se seus armários, pode tirar as portas dos que já possui para criar esse visual.

Prateleiras de Cozinha – Marel Grupo Factory

Decoração de cozinha planejada pequena

Prateleira de cozinha – Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes

Prateleiras na cozinha Olegario de Sa Gilberto Cioni

Prateleiras na cozinha Felipe Hess

Prateleira na cozinha de Lorena Mauricio Arruda

  1. Armários com porta.

Distribua bem seus móveis para que suas portas se abram com facilidade e não atrapalhem a circulação. Uma ótima opção é deixar uma parede livre, que auxilia no fluxo e dá maior amplitude do espaço. Outra boa escolha são as portas de correr; e se estas forem de vidro facilitam a entrada de luz e dá maior amplitude espacial.

Portas de correr nos armários de cozinha de Larissa Vinagre

Porta de correr na cozinha por Paula Muller

Armário com porta de correr – Viva Decora

  1. Luz natural.

É importante pensar em ter uma ótima iluminação em ambientes pequenos. Quando natural ela pode deixar mais viva, fresca e ampla, além de auxiliar na preservação do meio ambiente. Assim, aproveite as janelas e portar, não permitindo que moveis obstrua sua correta utilização. A dica das cores claras é coringa para ter sucesso neste quesito. Se sua cozinha é integrada com outro cômodo da casa a iluminação natural ajuda a dar uma sensação de unidade ao espaço.

Luz Natural na cozinha

Janelas grandes em cozinha – Pedro Torres

Luz Natural – Lobo Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes

5. Móveis de Vidro

A utilização de moveis de vidro vem ganhando cada vez mais espaço na decoração por sua beleza, delicadeza, resistência e praticidade na hora de limpar. Além disso, dá amplitude e um charme todo especial.

Vidro na cozinha pequena – Deise Soares

Vidro na cozinha pequena Eliel Silva

Vidro na cozinha pequena Igor Salvador da Luz

Vidro na cozinha pequena – Vanessa di Francesco

  1. Painel de Eucatex perfurado.

Ótimo para pendurar o que se utiliza mais na cozinha. Uma parede revestida com Eucatex é uma ótima opção para dar um toque diferente e prático para sua cozinha.

Veja aqui um artigo só sobre painel ecatex perfurado com dicas de como usar e fazer.

casa-bratke

Eucatex perfurado na cozinha – Casa Bratke

refinery-29

Eucatex perfurado na cozinha – Refinery 29

  1. Lousa na cozinha.

Uma parede com lousa para riscar com giz é uma ótima opção que pode trazer beleza e ainda ser utilizada para deixar recados, receitas, listas de compras etc. Além disso, há a possibilidade de customização e criação de algo exclusivo e pessoal.

Veja aqui um ótimo artigo sobre como fazer um quadro-negro.

Lousa na cozinha – Juliana Conforto

Lousa na cozinha – Viva Decora

Lousa na cozinha – Viva Decora

Lousa na cozinha – Viva Decora

8. Essencial 
Se você gosta de acumular coisas que talvez venha precisar no futuro ou porque tem um valor sentimental, lembre-se não há espaço. Desta forma, tenha sempre o necessário para realizar suas atividades do dia a dia. Reaproveite, doe ou venda o que não for utilizar mais.

Panela colorida na decoração de cozinha - Tatiane Hoff cozinha planejada pequena

Panela colorida na decoração de cozinha – Tatiane Hoff

Utensílios coloridos na decoração de cozinha – Renato Feroldi

Muitas casas e apartamentos estão sendo construídas com cozinhas pequenas e muitas vezes fica difícil de visualizar como poderia dar certo uma boa decoração. Neste artigo observamos que é possível montar uma cozinha que atenda a sua função e ao mesmo tempo tenha uma decoração que expressa sua personalidade, otimize espaço e seja aconchegante.

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos.

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Vou fazer desse jeito na minha cozinha vos são da onde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *