Quadros-negros – Faça você mesma

Uma ótima dica para decoração de ambientes de maneira prática e criativa é com quadros-negros. Deixa o ambiente mais prático e criativo, podendo ser feito em salas, cozinhas, quartos etc. Ou em objetos como móveis, copos, portas etc.

Há basicamente duas maneiras: com tinta acrílica fosca ou folhas adesivas.

Para pintar com tinta

follow-the-colours-tinta-lousa-coralit-04

Esta opção permite que pinte paredes, moveis, canecas etc.

Você precisará:

* Tinta acrílica fosca (Teoricamente qualquer tinta fosca serve para dar um efeito lousa, mas oriento a escolher as mais escuras por conta do giz ter cor clara.)

* Bandeja para pintura;

* Rolo de espuma grande e/ou pequeno (vai depender qual é seu projeto)

* Pincel de cerdas macias para cantos e acabamentos;

* Aguarrás (essencial para limpar os pinceis, rolos e diluir a tinta);

* Luvas

* Fita crepe

* Algum material para forrar o chão: jornal, lona etc.

* Lixa

Passo a passo:

1. Defina o que vai pintar

2. Forre o chão, móveis etc. com lona/jornais/fitacrepe

3. Caso seja uma parede se faz necessário que a lixe

4. Coloque a quantidade necessária de tinta na bandeja e acrescente 10% da medida de aguarrás para diluí-la. Misture bem até que fique uniforme. Com o rolo ou pincel pinte a superfície que desejar.

5. Após a primeira mão aguarde cerca de 10 horas para aplicar a segunda. Não passe a segunda demão antes da primeira secar. Caso sua parede fique com manchas continue aplicando outras camadas de tinta. Pode ser que tenha que aplicar 4 ou 5 camadas para ter um bom efeito de lousa.

6. Após a última demão aguarde cerca de 20 dias para a tinta secar bem e ai é só usar a criatividade.

Observações: compre materiais de qualidade, pois vai fazer muita diferença no resultado final (como a marca Coral para tinta e aguarrás). Lembre-se de usar as luvas para não manchar as mãos. Evite usar rolos de pelo com o esmalte porque ele pode se soltar ou derreter com a tinta, assim, o mais indicado é o rolo de espuma. Se for pintar paredes ou locais perto de moveis utilize a fita crepe para proteger os cantos e móveis e pincel para melhor aplicar a tinta nestes locais evitando causar manchas.

Para pintar com tinta e argamassa.

Também é possível pintar paredes, quadros, moveis, canecas etc.

Vai precisar:

* Argamassa para rejunte

* Tinta acrílica ou látex fosca

* Recipiente para mistura

* Espátula

* Colher

* Giz

* Toalha de papel

Passo a passo:

1. Coloque em um recipiente 2 colheres de sopa de argamassa para cada copo de tinta. Misture até que os gominhos despareçam e tenha uma mistura homogênea.

2. Com uma espátula pegue a mistura e a aplique imediatamente na superfície que desejar. Tem que aplicar logo porque a argamassa endurece rapidamente.

Aplicação de papel contact preto fosco

parede-quadro-negro-como-fazer-tinta-papel-1

É outra opção bem pratica e fácil de ser encontrada em papelarias.

Com bastante cuidado utilize uma régua para auxiliar na colocação do papel, ela vai ajudar a não ficar com bolhas de ar entre o papel e a superfície.

O que mais agrada nesta opção é que quando enjoar ou quiser mudar a decoração da casa você pode tira-lo sem deixar resquícios na parede.

De todas as opções lembramos que podemos utilizar diferentes cores. Escolha a que mais combine com você. Só não vá para opções muito claras, por conta das cores de giz.

Quadros-negros na decoração de banheiro

Veja nossos artigos sobre como usar quadro-negro na decoração e como fazer giz.

Já estou planejando fazer um quadro-negro em minha casa. E você? Qual dessas dicas vai aplicar em sua casa? Conte para nós sua experiência e compartilhe essas dicas com seus amigos.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *