Churrasco: tudo o que você precisa saber

O que não falta são motivos para fazer um bom churrasco. Seja com amigos ou familiares, num almoço, jantar ou como aperitivo, não importa, o brasileiro adora por está ser uma forma deliciosa de se reunir e confraternizar.

Vai receber e não sabe o que fazer: Churrasco!

Pesquisei receitas para churrasco, mas percebi que um bom churrasco não precisa de receita. O mais importante é cada um utilizar a carne e acessórios que julgar necessário.

Caso você seja inexperiente ou queira novas idéias para seu churrasco separamos algumas dicas especiais.

O ambiente

Este é um dos mais importantes. Escolha um espaço legal, que consiga acomodar todas as pessoas. Coloque uma musica ambiente, evitando sons muito altos que irão atrapalhar na hora de socializar, mas que ao mesmo tempo reflita sua personalidade (pagode, funk, roque, MPB etc). Caso vá receber diferentes pessoas faça uma seleção com estilos variados, mais populares.

Monte uma mesa com os comes e bebes em um local de fácil acesso. Nesta mesa você pode acrescentar objetos e louças decorativas, como por exemplo uma vaso com flores e o uso de louças bonitas.

Espaço para churrasco - Arquitetos e associados

Espaço para churrasco – Arquitetos e associados

Bebidas

Nem só de carne se faz um churrasco. Lembre-se que churrasco dá cede e por isso, separamos algumas bebidas que combinam bem com a ocasião:

  • Sucos: este eu coloco em primeiro lugar…. Porque quase nunca ninguém lembra dele. Em um churrasco existe uma variedade de pessoas e hoje há uma forte tendencia a consumir produtos naturais principalmente quando se trata de crianças, gestantes, lactantes e pessoas com problemas de saúde. Por isso, tenha esta opção. E acredite, na maioria das vezes, o suco natural é mais barato e mais consumido que refrigerante.
  • Água: Não é muito consumida em churrascos, mas ajuda na hora de matar a cede. Calcula-se 1 garrafa para cada cinco pessoas.
  • Refrigerantes: Ainda é muito consumido nos churrascos, principalmente por mulheres e crianças. O cálculo médio é de dois litros para cada cinco pessoas.
  • Cerveja: É a bebida mais consumida e a dica é quanto mais gordura tiver a carne mais encorpada e alcoólica pode ser a cerveja. O cálculo é 3 garrafas de 600ml por pessoa.
  • Caipirinha: tradicionalmente feita com cachaça e limão a caipirinha é muito consumida em churrascos e agrada a quase todos. O calculo pode ser feito como 1 litro para cada 20 pessoas.
  • Vinho: Escolha um vinho tinto, encorpado e seco.
  • Whisky: O cálculo médio é de 1 garrafa para cada 10 pessoas. Normalmente é servido com pedras de gelo por dose.

beers-1283566

Acompanhamentos 

salada fresca

salada fe folhas

Salada: Churrasco é uma refeição bastante pesada, então capriche na salada. Certamente ela trará maior leveza ao seu churrasco.

Maionese: Uma opção é a maionese de batatas com ovos, além de deliciosa, combina com churrasco (e outros preparos) e não possui muita informação de texturas e sabores.

Arroz: O arroz eu gosto de fazer o tradicional agulhinha. Mas caso queria pode fazer um arroz temperado, mas lembre-se que a estrela da festa é o churrasco e se o arroz tiver muita informações pode deixar a refeição ainda mais pesada.

Farofa: Também term que ser fácil, prática e rápida, além de deliciosa.

Mandioca: Apesar de ser um pouco pesada a mandioca é uma das queridinhas nos churrascos, ainda mais se vier acompanhada de bacon e/ou alho.

 

O Churrasco

O difícil de um churras é fazer o calcula das quantidades, normalmente calcula-se um total 300 gramas para mulheres e 500 gramas para homens. Então veja quais carnes irá utilizar e depois faça o cálculo. É sempre melhor sobrar do que faltar e caso sobre você pode fazer um delicioso arroz carreteiro.

PicanhaCarne de Frango: As parte mais utilizadas do frango são as coxas, sobrecoxas e asinhas. Para evitar que fiquem ressecadas coloque-as em espetos na parte mais alta da churrasqueira ou então deixe-as na parte da grelha que não esteja muito quente, fazendo com asse devagarzinho. Com um pincel a umedeça com manteiga derretida esporadicamente. Quando estiver quase boa coloque-as em um local mais quente pata que doure. Esta técnica fará com que a carne fique macia e suculenta.

Carne Bovina: As carnes mais utilizadas e saborosas são a picanha, alcatra, contra filé, fraldinha e colchão mole. Para ter uma carne perfeita prefira servi-la ao ponto, é a que agrada a maioria das pessoas e deixa a carne mais macia e saborosa. Mas há quem prefira bem ou mal passada.

Carne Suína: Não é muito tradicional em churrasco, mas também fica deliciosa. Uma ótima opção são as costelinhas de porco.

Linguiças: Estas também não podem faltar. As linguiças sempre marcam presença. Mas lembre-se de coloca-las primeiro porque possuem um tempo maior de cocção e quando ficam para serem servidas no final acabam saindo menos.

Há e não se esqueçam do carvão!

Dicas

  • Sele a carne: inicialmente coloque a carne para grelhar no local onde há mais chamas, tostando de todos os lados, isso agrega sabor e sela a carne evitando que desidrate e seque. Posteriormente continue assando em em um braseiro menos quente até chegar no ponto desejado.
  • Carnes com gordura: carnes como a picanha são muito conhecidas pelo seu sabor. A gordura deste tipo de carne deve ficar virada para cima para que a gordura agregue sabor e macies a carne. Depois de assada vire-a para baixo para que derreta.
  • Ponto da Carne: Em via de regra quanto mais firme a carne tiver mais passada, quanto mais mole estiver menos passada. Então vá espetando a carne até atingir o ponto desejado.

E se você é iniciante ou tem muita dificuldade na hora de acender uma churrasqueira ai vai um vídeo que mostra de maneira rápida e fácil.

Muito fácil né! E como você gostou de nossas dicas… Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário contando sua experiência.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *