Aromatizantes de ambientes: faça você mesma

Aromatizantes de ambientes estão sendo cada vez mais utilizados. Pensando nisso, postamos um artigo com dicas sobre o aromatizante certo para cada ambiente. Agora vamos passar receitas para você se divertir fazendo aquele que mais te agrada.

Receitas de aromatizantes de ambientes

1. Aromatizante liquido com palito de bambu

Ingredientes:

* 1 garrafinha de 200ml

* 100 ml de álcool de cereais

* 100 ml de água destilada

* 30 gotas de óleo essencial com perfume de sua preferência

* Palitos de bambu ou churrasco

* Vasilha de vidro para fazer a mistura

Modo de fazer

Coloque o álcool de cereal no vidro e acrescente o óleo essencial. Caso ache que o cheiro não está intenso suficiente vá acrescentando mais gotas até ficar do seu gosto. Depois acrescente a água destilada. Misture todos os ingredientes suavemente. Coloque a mistura na garrafinha e feche. Deixe descansando por três dias. Depois abra o frasco e coloque as varetas para umidificar.

2. Velas perfumadas

Aromatizante de ambiente - velas aromáticas

Em nosso posto “Como usar velas na decoração” tem uma receita completa de vela aromática.

Caso queria ter maior praticidade uma opção é comprar uma vela sem aroma (tem que ser sem aroma). Acenda a mesma e a deixe queimar até que forme uma poça de cera derretida ao lado da chama. Coloque uma única gota de óleo essencial na cera derretida. Cuidado para não pingar óleo direto na chama. Repita este processo sempre que julgar necessário.

3. Aromatizante e roupas

Tem coisa melhor do ter suas roupas cheirosinhas? Compramos bons produtos para lavar e amaciar roupas, ficamos nos mercados escolhendo o cheiro que mais nos agrada e ai, quando vamos usa-las não sentimos cheiro de nada. Quem nunca passou por isso?

Pensando nisso vamos passar uma receita para você produzir um aromatizante de roupas. Para que dê um toque extra de aroma às suas roupas pessoais, de cama, mesa e banho.

Ingredientes

* Embalagem com borrifador

* 10 ml de álcool de cerais

* 10 ml de óleo essencial de sua preferência

* 90 ml de água destilada

* Pote para fazer a mistura

Modo de fazer

Mistures todos os ingredientes em um pote. Quando a solução estiver homogênea a coloque na embalagem com borrifador. Aguarde uns três dias para começar a usar, para que os produtos harmonizem melhor.

Está opção pode ser utilizada tanto para borrifar direto nas roupas como nos móveis onde as guarda, mas cuidado para não umedecer demais o local deixando-o úmido. Ele também não deve ser usado como água de passar.

4. Água de passar roupas

Esta opção deve ser usada na hora que for passar a peça com o ferro. Caso prefira ter as duas opções (aromatizantes e água de passar roupas) faz com a mesma essência evitando conflito de aromas.

Ingredientes:

* 250 ml de álcool de cereais

* 10 ml de renex

* 5ml de tween

* 5ml de essência de sua preferência

* Corante alimentício (Opcional)

* 230 ml de água destilada

* Garrafa de 500 ml com borrifador

* Copo medidor

* Pode para fazer a mistura

* Palito de madeira para mexer a mistura

Modo de fazer:

Em pode coloque o álcool de cereais, renex, tween e a essência. Misture bem. Caso queira acrescente o corante alimentício e mexa muito bem, até que esteja com cor uniforme e no tom que deseja. Cuidado para não colocar corante demais e manchar suas roupas, por isso, recomendo que faça a mistura em um pouco de álcool separado e depois vá acrescentando até conseguir o tom ideal. Despeje a mistura na garrafa com o borrifador. Aguarde alguns dias e saia perfumando.

5. Pot-pourri

Formada por formas modernas sua marca está mais no seu visual do que propriamente no cheiro. Por isso, use da criatividade, podendo até mesmo usar itens sem odor.

Aromatizantes de ambientes

Ingredientes

* 1 saco plástico

* 100 g de mistura de flores, folhas, musgo, sementes de macaúba secas, fatias de frutas cítricas

* 5 ml de conservante

* 70 ml de essência

* 5 ml de fixador

* 20 ml de álcool de cerais

* Garrafa de 100 ml

* Pode de vidro

Modo de fazer

Misture os líquidos (fixador, essência, conservante e o álcool) e coloque na garrafa com borrifador. Separe.

No saco plástico coloque a mistura de flores, folhas, musgo, sementes de macaúba secas, fatias de frutas cítricas. Borrife a mistura líquida até que toda mistura fique aromatizada. Agitem as peças do saco, feche e deixe descansar por dois dias. Retire e arrume da maneira que desejar no pote de vidro. Sempre que achar necessário volte a borrifar a mistura.

Então, há várias opções de aromatizantes, por isso, não aceitamos mais desculpas de que não dá para ter um ambiente cheirosinho. E se você não é muito dada a artesanato há várias opções no mercado.

Conte para nós sua experiência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *